Noticias|Últimas Notícias>Política
|
25 de março de 2011
|
17:49

Tarso confirma Eduardo de Lima Veiga como novo Procurador-Geral de Justiça do RS

Por
Sul 21
[email protected]
Eduardo Lima Veiga, novo procurador-geral de Justiça - Divulgação/MP

Rachel Duarte

O governador Tarso Genro confirmou o nome de Eduardo de Lima Veiga como Procurador-Geral de Justiça do Estado. Veiga foi escolhido entre os nomes de uma lista tríplice encaminhada ao Piratini pelo Ministério Público estadual. Tarso informou, via assessoria de imprensa, que, após ouvir diversos setores da sociedade, definiu-se por Eduardo de Lima Veiga, que ficou em segundo em segundo lugar, com 305 votos de promotores e procuradores gaúchos. A mais votada, com 426 votos, foi Simone Mariano da Rocha, atual procuradora-geral. O governador ressaltou que os demais integrantes da lista tríplice são, também, qualificados técnica e juridicamente.

Segundo o divulgado pelo Palácio Piratini, para definir o nome do novo procurador-geral, Tarso levou em conta a disposição de cada um em construir um diálogo institucional, envolvendo governo, Ministério Público e prefeitos, e de firmar uma parceria entre Ministério Público Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público de Contas, Polícia Civil e Brigada Militar para combater o crime organizado e a corrupção. A decisão de fortalecer a integração entre os órgãos de investigação e de realizar ações conjuntas, bem como o apoio dado à constituição do Pacto Republicano Gaúcho foram dois outros fatores que pesaram na escolha do nome.

Por fim, o governador Tarso Genro ressaltou que a autonomia da instituição será respeitada e fortalecida para o pleno desempenho das atribuições constitucionais de seus integrantes.

* Com informações do Governo do RS


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora