Notícias
|
16 de março de 2011
|
18:57

Dirigente anuncia que Grêmio assinou com a Rede Globo

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O Grêmio é o primeiro clube brasileiro a anunciar, oficialmente, que assinou contrato com a Rede Globo para a  transmissão dos seus jogos nos campeonatos brasileiros de 2012 a 2014. Eduardo Antonini, diretor da Grêmio Empreendimentos, revelou agora, em sua conta do Twitter, que o clube acaba de assinar o contrato, sem dar detalhes. Apenas diz que faz parte da estratégia da atual diretoria a fim de ter autonomia financeira para gerir o futebol tricolor nos próximos anos.

Dentre os clubes que tentaram retirar do Clube dos 13 a autorização para realizar a licitação que definiria a emissora que teria exclusividade de exibição do campeonato brasileiro, o Grêmio foi um dos últimos clubes a anunciar publicamente sua decisão. Agora é o primeiro a informar, também oficialmente, que assinou com a emissora carioca. Outros clubes como Corinthians, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo e Cruzeiro já se manifestaram sobre o desejo de negociar com a Globo. O presidente Paulo Odone promete para o final da tarde uma entrevista coletiva para divulgar detalhes do contrato.

O presidente do Cruzeiro, Zezé Perrela, disse mais cedo, nesta quarta-feira (16), que a oferta da Globo era simplesmente o dobro do valor recebido pelo clube no ano passado. Mas o presidente do clube não confirmou se assinou o contrato ou não.

Aqui em Porto Alegre, o diretor executivo da Globo Esporte, Marcelo Campos Pinto, deve se reunir com o presidente do Internacional, Giovanni Luigi ainda hoje para fazer uma proposta ao clube. O encontro foi confirmado pelo próprio presidente colorado. O Internacional ocupa uma das vice-presidências do Clube dos 13 e, a princípio, apoia a licitação realizada pela entidade, semana passada, e que deu vitória a RedeTV!, a única a apresentar proposta. A emissora de São Paulo fez uma oferta de R$ 516 milhões por ano para ser rateada entre os clubes. Ela deu um prazo de 30 dias para o Clube dos 13 obter a assinatura das 20 equipes que irão participar da competição. Tudo indica que a RedeTV! e o Clube dos 13 não terão como levar adiante a negociação.

O que pode alterar o quadro atual é o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) intervir nas negociações. O presidente do Conselho, Fernando Furlan, já adiantou que poderá anular os contratos se a negociação da Globo com os clubes tiver cláusula de preferência.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora