Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
1 de fevereiro de 2011
|
12:08

Novamente, milhares de egípcios tomam as ruas do Cairo

Por
Sul 21
[email protected]

Charge de Peter Broelman - www.broelman.com.au

Jorge Seadi

Convocados pela oposição, milhares de egípcios tomaram as ruas do Cairo pedindo a renúncia do presidente Hosni Mubarak, no poder desde 1981. A grande manifestação acontece na praça principal da capital do Egito, a Praça da Libertação e tanto a praça quanto as ruas próximas a este local estão tomadas pela população da cidade desde as primeiras horas desta manhã de 1º de fevereiro. Hoje, completa-se uma semana de protestos diários contra o presidente que está no poder há 30 anos.

O ambiente na cidade do Cairo é de um dia festivo. O povo ainda não tem certeza de quando começam os protestos, mas se ouve as pessoas gritando “abaixo Mubarak” e “queremos paz, liberdade e direitos humanos”. Um porta-voz do movimento Irmãos Muçulmanos disse a agência EFE que milhares de dirigentes do movimento em outras províncias do país estão chegando à capital para participarem da manifestação intitulada como “a marcha do milhão”. A organização está banida no Egito, mas poderá participar de um novo governo formado pela oposição, o que preocupa Israel.

Opositores dizem às agências de notícias que mais de 100 mil pessoas já estão nas ruas da cidade apesar do pedido da TV estatal para que o povo não participe das manifestações e, assim, evite possíveis confrontos com o Exército e com a Polícia. O Exército fechou as entradas da cidade do Cairo e de Alexandria nas primeiras horas desta terça-feira. Foram colocadas barricadas nas duas cidades para impedir a passagem de carros e pessoas. Os serviços de trem estão paralisados em todo o país, por determinação do governo. E, segundo informações da EFE, seguidores do presidente tentam organizar, ainda sem sucesso, manifestações a favor do presidente Mubarak.

Com informações do El Mundo.es


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora