Noticias|Últimas Notícias>Política
|
11 de fevereiro de 2011
|
13:34

Nelson Jobim pode ser o primeiro ministro a deixar o Governo Dilma

Por
Sul 21
[email protected]

Elza Fiúza/ABr
Ministro da Defesa, Nelson Jobim | Foto: Elza Fiúza/ABr

Jorge Seadi

O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve ser o primeiro ministro a deixar o Governo Dilma Rousseff. Indicação pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Jobim estaria sentindo-se “desconfortável” no atual governo desde que a presidenta Dilma Rousseff resolveu adiar a decisão sobre a compra dos caças para a FAB. O jornal Valor Econômico revela que o ministro não gostou da decisão de Dilma. Jobim deve pedir demissão até o final do primeiro semestre deste ano.

O gaúcho Nelson Jobim assumiu o ministério da Defesa em julho de 2007 e permaneceu na função com a eleição da presidenta Dilma Rousseff, atendendo um pedido pessoal do ex-presidente Lula. Filiado ao PMDB, Jobim não faz parte da cota do partido no ministério. A própria Dilma não tinha em Jobim o seu nome favorito para o ministério.

O desconforto do Ministro no governo Dilma começou quando a presidenta resolveu adiar a decisão sobre a compra dos 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Jobim é a favor da compra dos aviões Rafaele, de fabricação francesa, apesar de ser o mais caro dos três aviões que fazem parte da licitação. A presidenta Dilma Rousseff conversou, esta semana, com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, sobre os caças americanos F18 fabricados pela Boeing. Já tinha feito o mesmo com o senador e ex-candidato a presidência dos Estados Unidos, John McCain.

De acordo com a reportagem do jornal Valor Econômico, auxiliares de Jobim revelaram que o ministro não gostou da posição da presidenta porque tem a convicção que a FAB deveria comprar os caças franceses.

Com informações do Valor Econômico


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora