Notícias em geral
|
28 de fevereiro de 2011
|
23:04

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
MAIS FATOS & MAIS FOTOS
MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Governador recebe vitinicultores (Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini)

Apoio a cadeia produtiva de vinho no RS

O governador Tarso Genro assegurou nesta segunda-feira (28) o encaminhamento de medidas em âmbito estadual e federal para o fortalecimento da cadeia produtiva da uva e derivados no Rio Grande do Sul, em especial a vitivinicultura. Tarso teve audiência com o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Julio Gilberto Fante, além de representantes do setor e da entidade, sediada em Bento Gonçalves. O Governo do Estado deverá formalizar pedido, junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), para que sejam igualadas as alíquotas de ICMS na comercialização de vinhos em todas as unidades da federação. A alta carga tributária encarece a bebida gaúcha, favorecendo o consumo de outras com alíquotas menores. Outra reivindicação do Ibravin junto ao Confaz é o fim dos incentivos fiscais para a importação de vinhos praticados por alguns Estados, o que prejudica a produção nacional.

Pesar presidencial

O Rio Grande do Sul decretou neste domingo (27) luto oficial de três dias, em memória ao escritor Moacyr Scliar. A presidenta Dilma Rousseff, por sua vez, emitiu nota oficial de pesar pelo falecimento. Segundo ela, Scliar “foi um ícone da literatura gaúcha, brasileira e latino-americana e um dos mais respeitados escritores do nosso País”. Ao final da nota ela diz: “É com tristeza que nos despedimos desse mestre da nossa literatura”.

Reforma política: foco no essencial

A Câmara Federal instala nesta terça-feira (1º), às 12h, a comissão especial destinada a efetuar estudo e apresentar propostas em relação à reforma política. De acordo com o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), a ideia é avançar no debate das mais de 100 propostas sobre o tema em tramitação na Casa. Na avaliação do presidente da Câmara, a proposta precisa enfocar o essencial. A bancada do PT na Câmara já definiu, em seminário realizado no início do mês, a reforma política como uma das prioridades para este ano. O líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), defende o fortalecimento do sistema político brasileiro. Alguns pontos que o PT irá defender: o financiamento público de campanha, o fortalecimento dos programas partidários, a ampliação da presença feminina nos parlamentos e a lista pré-ordenada.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, será lembrado em sessão solene na Assembleia Legislativa do RS na quarta-feira (2), com discursos e distinções a personalidades femininas que se destacaram na defesa dos direitos das mulheres. Sete lideranças receberão o Troféu Mulher Cidadã.

naval
(Foto: Kais Ismail/Overmundo)

Parte da história de Porto Alegre convalesce

O tradicionalíssimo Bar Naval, que fica no Mercado Público, pode estar morrendo, aos 103 anos. Diz-se que a concessão para o proprietário Paulo Naval teria sido passada pelo verdadeiro concessionário, o que é irregular. O bar já fechou as portas, mas os amantes da boemia e da história de Porto Alegre esperam que o bar continue existindo.

Gabriel O Pensador, empresário de futebol

Nesta terça-feira, 1º de março, às 13h, o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, recebe a visita do cantor Gabriel O Pensador. O rapper vem a Esteio não para subir ao palco e sim desempenhar outra de suas múltiplas facetas. Famoso por sucessos como Lôrabúrra e Retrato de um Playboy, e que também se aventurou na literatura ao lançar Diário Noturno, O Pensador agora atua também de olho nos gramados. O cantor-escritor-empresário vai assinar contrato com o goleiro Lucas Prado, de 16 anos, lançado pelo clube esteiense Novo Horizonte. Gabriel será empresário do atleta, morador da Vila Ezequiel, que está há um ano e quatro meses no Grêmio como amador e vai fechar com o clube portoalegrense o seu primeiro contrato profissional. A diretora administrativa do Novo Horizonte, Elisete Bandeira, afirma que o clube também vai aproveitar a ocasião para apresentar para O Pensador uma proposta de parceria, visando a formação de futuros atletas que, assim como Lucas, podem sair das periferias e jogar em grandes clubes do futebol brasileiro e até internacional.

Diretor da Carris defende homem que atropelou

O advogado Luís Fernando Coimbra Albino, que defende o homem que atropelou ciclistas em Porto Alegre, é diretor-administrativo da Carris, companhia de transporte público da capital gaúcha. Não há impeditivo legal para que ele advogue, mas, neste caso, não fica em posição confortável. Albino sabe disto e informa que só está defendendo Ricardo José Neis porque tem uma amiga em comum com ele. O diretor-administrativo da Carris diz que deixará de defendê-lo nos próximos dias.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora