Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
28 de fevereiro de 2011
|
23:30

Justiça argentina começa a julgar Videla por roubo de bebês

Por
Sul 21
[email protected]

Videla ao lado do ditador paraguai Alfredo Stroessner (Foto: Horacio Villalobos/Corbis)

Felipe Prestes

Começou hoje (28) pela manhã novo julgamento do ex-ditador argentino Jorge Rafael Videla. Ele, o último presidente do regime militar, Reynaldo Bignone e mais seis acusados estão sendo julgados pelo roubo sistemático de bebês durante a ditadura militar do país sul-americano. São ao todo 34 casos de apropriação ilegal de menores, já comprovados pela adulteração de documentos.

O Tribunal Federal Oral deve levar cerca de um ano para realizar o julgamento, uma vez que serão 370 as testemunhas ouvidas. O promotor federal Federico Delgado afirma que o roubo de bebês é um dos episódios mais obscuros da história argentina. Ele foi o primeiro a falar no julgamento, que teve início às 9h. Ele sustentou que houve um plano deliberado para a apropriação de crianças e troca de suas, durante o que os militares chamavam de “Processo de Reorganização Nacional”.

Cerca de 500 crianças foram tiradas de suas famílias durante a ditadura argentina e foram apropriadas por famílias ligadas ao regime militar. Destas, 102 foram identificadas, já quando adultas, por exames de DNA.

O julgamento já contou com o depoimento antecipado de Chicha Mariani, fundadora das Avós da Praça de Maio, cuja neta, Anahí, fora roubada. Mariani sofre problemas de saúde.

Com informações de Opera Mundi e Página 12


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora