Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
17 de fevereiro de 2011
|
13:43

Horário de verão termina à meia-noite do próximo sábado

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O horário de verão termina à zero hora deste sábado (19). Os relógios serão atrasados em uma hora. Foram quatro meses em que os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adiantaram o relógio para aproveitar que, no verão, o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde. Com essa medida, o governo busca economizar energia em uma época em que a demanda de consumo é muito grande, principalmente pelo uso do ar-condicionado.

O Ministério de Minas e Energia ainda não concluiu o levantamento para confirmar se o consumo diminuiu os 5% esperados. Nos últimos dez anos, a média de redução do consumo com a implantação do chamado horário de verão foi de 4,7%. Por decreto presidencial, o horário de verão começa sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

A ideia do horário de verão foi de Benjamim Franklin, em 1784, para poupar a cera das velas, mas o governo americano não levou em consideração a sugestão. O primeiro país a utilizar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, durante a 1ª Guerra Mundial. No Brasil, a primeira vez que foi adotado o horário de verão foi em 1931, através de decreto presidencial. Mas só passou a ser implantado anualmente a partir de 1985.   

Atualmente, tramitam na Câmara Federal três projetos diferentes que desejam eliminar a implantação do horário de verão no país. Os deputados Mario de Oliveira (PSC-MG), Armando Abílio (PTB-PB) e Valdir Colatto ( PMDB-SC) alegam que o horário não atinge todos os brasileiros e não reduz o consumo de energia como o desejado, além de provocar danos à saúde, porque altera o horário biológico das pessoas. Estados Unidos, Espanha, França, Portugal e Alemanha são alguns dos países que adotam o horário de verão.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora