Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
28 de fevereiro de 2011
|
18:28

Homem que atropelou ciclistas em Porto Alegre se apresenta à Delegacia de Crimes de Trânsito

Por
Sul 21
[email protected]

Rui Felten

Acompanhado por dois advogados e quatro policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE), o motorista que atropelou os ciclistas que participavam do movimento Massa Crítica na última sexta-feira, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, apresentou-se à Polícia Civil nesta segunda-feira (28). Ricardo Neis, de 47 anos, funcionário do Banco Central, chegou à Delegacia de Crimes de Trânsito perto do meio-dia e entrou pelo estacionamento para evitar os jornalistas que o aguardavam.

Em seu depoimento, Neis afirmou que a reação contra os ciclistas ocorreu porque ele e seu filho de 15 anos teriam se sentido em perigo por causa de ataques contra o carro que dirigia — um modelo Golf. De acordo com seu advogado, Luís Fernando Coimbra Albino, será alegado que a atitude foi tomada em legítima defesa da integridade física de Neis e de seu filho. Segundo Albino, seu cliente sustenta que agiu movido por uma resposta instintiva ao risco que pressentiu e que, em nenhum momento, desejou uma fatalidade.

Também segundo relato do advogado, ao se ver em meio às bicicletas, o motorista procurou se afastar, mas os vidros do carro, do lado onde estava o filho dele, teriam sido quebrados. O fato de Neis ter abandonado o automóvel pouco depois, no bairro Partenon, foi justificado com o argumento de que uma pessoa da família o teria comunicado que ele estava sendo perseguido por manifestantes. O veículo já foi periciado pela polícia, informou Albino, acrescentando que o exame comprova a existência de danos.

O incidente ocorreu por volta das 19h de sexta-feira, na esquina das ruas José do Patrocínio e Luiz Afonso. Foram envolvidos cerca de 15 ciclistas, oito deles sendo levados para o Hospital Pronto Socorro. Segundo testemunhas, os ciclistas foram atingidos pelo Golf, que seguia o grupo desde o início da José do Patrocínio. Um desentendimento e uma pequena colisão teriam detonado a agressão. O movimento Massa Crítica reúne pessoas para pedalar pelas ruas da cidade. Integrantes preparam um ato nacional para o dia 25 de março, data em que o episódio estará completando um mês. Além de Porto Alegre, haverá protestos em São Paulo, Curitiba, Recife e no Rio de Janeiro.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora