Noticias|Últimas Notícias>Política
|
17 de janeiro de 2011
|
19:00

Tarso discute a reforma política com Sérgio Cabral, nesta terça-feira

Por
Sul 21
[email protected]
Caco Argemi/Palácio Piratini
Governador Tarso Genro, acompanhado do deputado estadual Ronaldo Zülke, do presidente da FCDL/RS, Vitor Koch, e do prefeito de Novo Hamburgo, Tarcisio Zimmermann, em visita aos estandes da 38ª Couromoda, em São Paulo / Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Rachel Duarte

Uma das grandes reformas necessárias para o desenvolvimento do Brasil está entre as preocupações do governador gaúcho Tarso Genro. A necessidade de mudanças profundas na política nacional começa a ser discutida por governadores da base aliada da presidenta Dilma Rousseff. Este será o tema em pauta no almoço de Tarso e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), nesta terça-feira (18).

Nesta segunda-feira (17), durante discurso na abertura da 38ª Couromoda, em São Paulo, Tarso alertou para a necessidade de colocar a reforma política em debate. “Quero encerrar dizendo que é necessário que reformemos a política. É um pleito fundamental para o futuro do país, para alcançarmos o desenvolvimento beneficiando a todos”, afirmou.

Em outra oportunidade, Taso Genro deverá se encontrar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para seguir as articulações em prol da reforma política nacional.

Outro assunto do governador do Rio Grande do Sul no Rio de Janeiro será encaminhar as negociações com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obter um financiamento de R$ 1,7 bilhão de reais. Os recursos destinam-se ao programa de desenvolvimento regional e microrregional.

A carta-consulta, documento que estabelece as condições e o objetivo da negociação, está sendo discutida entre técnicos do Estado e do Banco desde o dia 5 de novembro de 2010. Além das negociações com o BNDES, o governo estadual adiantou negociação para empréstimo de R$ 300 milhões com o Banco Mundial. Se saírem, os recursos serão utilizados na modernização da gestão. O secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS, Marcelo Danéris, está à frente das negociações, junto com o secretário da Fazenda, Odir Tonollier, e o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana. Nesta terça-feira (18), Danéris acompanha o governador na conversa com o BNDES.

Oportunidade para o RS

Caco Argemi/Palácio Piratini
Governador Tarso Genro, acompanhado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (C), cumprimenta o prefeito de Franca, Sidnei Franco da Rocha, na Couromoda, em São Paulo / Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Tarso Genro integrou a solenidade oficial de abertura da 38º Couromoda, devido à expressiva participação do estado no evento. O RS concentra uma das maiores produções calçadistas do país e tem mais de 100 empresas participando da Couromoda 2011.

O governador petista gaúcho dividiu o palco com o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PMDB). A abertura da segunda feira de artefatos de couro do mundo foi feita pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Tarso estava acompanhado pelo prefeito de Novo Hamburgo, Tarcisio Zimmermann, e pelo secretário de Economia Solidária e Apoio à Micro e à Pequena Empresa, Maurício Dziedricki. Aos mais de mil expositores da segunda feira de artigos esportivos e artefatos de couro do mundo, o governador gaúcho falou sobre a sua preocupação com o setor, um dos mais importantes para potencializar o crescimento do país.

A Couromoda 2011 acontecerá de 17 a 20 de janeiro, em São Paulo, reunindo expositores de calçados, bolsas, artefatos, artigos esportivos e de viagem, confecções e acessórios de moda.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora