Noticias|Últimas Notícias>Política
|
3 de dezembro de 2010
|
18:57

Brasil reconhece Estado Palestino com fronteiras de 1967

Por
Sul 21
[email protected]
Brasil reconhece Estado Palestino com fronteiras de 1967
Brasil reconhece Estado Palestino com fronteiras de 1967
Reprodução
Imagem: Reprodução - www.stoa.usp.br

Jorge Seadi

O Brasil reconhece o Estado Palestino com as fronteiras de 1967. A informação é desta sexta-feira (3) e veio do Itamaraty, confirmando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu a uma carta do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, solicitando uma posição do Brasil.

O reconhecimento das fronteiras como eram em 1967 significa que, na opinião do governo brasileiro,  Israel deve devolver os territórios ocupados — Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Faixa de Gaza. O presidente Lula escreveu ao líder palestino que “o reconhecimento de suas fronteiras é parte da convicção brasileira de que um processo negociador que resulte em dois Estados convivendo pacificamente e em segurança é o melhor caminho para a paz no Oriente Médio”.

De acordo com o comunicado do Itamaraty, “a iniciativa é coerente com a disposição histórica do Brasil de contribuir para o processo de paz entre Israel e Palestina” e confirma o desejo de uma solução de dois estados para dois povos.

O Itamaraty diz, na mesma nota, que a posição brasileira não vai prejudicar a relação com Israel “que nunca foi tão robusta assim”. Em março deste ano,o presidente Lula visitou Israel, a primeira visita de um presidente brasileiro àquele país,  em retribuição de  uma visita anterior do presidente Shimon Perez.

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) considerou a decisão do governo brasileiro de reconhecer o Estado palestino nas fronteiras de 1967 como uma prova de “solidariedade” e uma “resposta não violenta ao unilateralismo israelense”.

“Quero agradecer ao meu amigo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por cumprir com sua palavra de pôr a solidariedade em ação e dar uma resposta não violenta ao unilateralismo israelense”, afirmou o dirigente palestino Nabil Shaaz em uma declaração.

Shaaz, membro do Comitê Central do Fatah e ex-ministro das Relações Exteriores palestino, vê também na decisão um “reflexo da histórica amizade e da fraternidade entre os povos brasileiro e palestino”. “Trata-se também de uma confirmação do importante papel do Brasil na comunidade internacional”, conclui a declaração, divulgada pouco depois que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou o reconhecimento em comunicado.

“A decisão não implica abandonar a convicção de que são imprescindíveis as negociações entre Israel e Palestina, a fim de que se alcancem concessões mútuas sobre as questões centrais do conflito”, destaca a carta. Com a medida, o Brasil se soma a uma lista de mais de 100 países que reconhecem o Estado palestino.

O porta-voz oficial do departamento de Assuntos Relacionados com a Negociação da OLP, Xavier Abu Eid, afirmou que outros sete países latino-americanos se mostraram dispostos a reconhecer a independência palestina nas fronteiras de 1967. “Esperamos que a decisão do Brasil dê origem a uma onda de reconhecimentos latino-americanos, como a que houve após 1988 (por ocasião da Declaração de Independência Palestina) em outras partes do planeta”, afirmou.

Com informações do Itamaraty


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora