Noticias|Últimas Notícias>Política
|
10 de novembro de 2010
|
11:42

Delegado Protógenes condenado a três anos de prisão

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O delegado da Polícia Federal de São Paulo, Protógenes Queiróz foi condenado a três anos e 4 meses de prisão por ações na Operação Satiagraha como abuso de poder e fraude processual. A pena foi substituída por retrições de direito e o delegado terá que prestar serviços à comunidade. Ele deverá fazer este trabalho em hospital público ou privado, “preferencialmente em hospitais que atendam queimados”. O delegado também fica impedido de concorrer a mandato eletivo, cargo, função ou atividade pública.

Protógenes Queiróz ganhou fama na Operação Satiagraha que investigou suposto desvio de divisas do grupo Opportunity, do empresário Daniel Dantas, que foi condenado a 10 anos de prisão. O juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo condenou o delegado baseado na investigação policial que comprovou que o delegado revelou dados sigilosos da operação dirigida por ele contra Dantas, além de ter forjado provas.

O delegado Protógenes Queiróz pode recorrer da sentença. Na eleição do dia 3 de outubro, Protógenes recebeu 94.096 votos, insuficientes para se eleger deputado federal pelo PC do B, mas ganhou uma cadeira na Câmara Federal graças ao quociente eleitoral na carona do palhaço Tiririca.

O escrivão Amadeu Ranieri Bellomisto, principal auxiliar de Protógenes, também foi condenado baseado nas mesmas bases da condenação do delegado. O inquérito verificou que o delegado contratou mais de 80 investigadores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)  para trabalhar na Operação Satiagraha. No pen drive do delegado foram encontrados dados da presidente eleita Dilma Rousseff e do candidato derrotado José Serra. “Espantoso, houve pessoas submetidas a averiguações típicas de regimes totalitários em plena normalidade republicana,” disse o juiz.

Com informações de O Estado de S.Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora