Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
1 de novembro de 2010
|
14:00

A campanha eleitoral mais cara dos últimos anos, nos Estados Unidos

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Os Estados Unidos têm eleição amanhã. Os americanos, que não são obrigados a votar, vão escolher 435 deputados para a Câmara Federal e 37 dos 100 senadores, além de cargos estaduais e municipais.

Segundo o jornal The WashingtonPost esta é a campanha mais cara dos últimos tempos. Os candidatos informaram que arrecadaram, até agora, US$ 2 bilhões, o que corresponde a US$ 4 milhões por cadeira em disputa, no Senado e na Câmara Federal.

Esta eleição será o primeiro grande julgamento do governo do presidente Barack Obama. E, dizem os analistas, a vitória ficará com os republicanos. A direita americana está descontente com os rumos do governo do democrata Obama.

A ex-candidata a vice-presidente pelo Partido Republicano, Sarah Palin, disse que o presidente vai enfrentar o maior ” terremoto político” nas eleições de amanhã. Em entrevista a Fox TV, Palin garantiu que a mensagem do povo americano será a  de que “o governo de Obama é um fracasso total”.

The Washington Post mostra o americano completamente decepcionado com os Democratas e informa que pesquisas revelam que 7 em cada 10 americanos estão decepcionados com o Congresso. Eles dizem que os Estados Unidos estão por um caminho errado e que a política econômica do presidente é um verdadeiro desastre.

Pesquisa realizada pelo jornal USA Today e o Instituto Gallup revela que 55% vão votar nos candidatos do Partido Republicano e apenas 40% nos Democratas. Esta é a maior vantagem prevista desde as eleições de 1974, após o escândalo de Watergate.

Com informações do Washignton Post, USA Today e ABE.es


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora