Dilma Rousseff, primeira mulher presidente do Brasil

Por
Sul 21
[email protected]

 Jorge Seadi

Apurados 93,2% dos votos, Dilma Rousseff (PT) está eleita presidente do Brasil. Ela tem 55,4%. José Serra (PSDB), 44,5%.

Dilma Vana Rousseff nasceu em dezembro de 1947, em Belo Horizonte, numa família de classe média alta, sendo educada de forma tradicional. A nova presidente do Brasil é economista e política. Foi Chefe da Casa Civil do governo Lula, em substituição a José Dirceu.

Ainda na juventude, logo depois do golpe militar de 1964, Dilma se interessou pelo socialismo. Foi militante de esquerda, integrou movimentos que pregavam o uso de armas contra o regime militar, como o Comando de Libertação Nacional (COLINA).  Ficou presa de 1970 a 1972, condenada a seis anos de cadeia, primeiro na Oban, onde foi torturada e depois no DOPS.     

Quando foi libertada veio para o Rio Grande do Sul, com o marido, o político gaúcho Carlos Araújo, seu companheiro por 30 anos. Juntos fundaram o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Foi secretaria municipal da Fazenda no governo Alceu Collares (PDT) e depois foi secretaria estadual de Minas e Energia nos governos Collares e Olívio Dutra. Filiou-se ao PT, quando era secretária de Energia, Minas e Comunicações de Olívio Dutra.

Depois de ter participado da equipe que preparou o plano de governo de Lula para Minas e Energia, foi escolhida pelo presidente como ministra de Minas e Energia. Com a saída de José Dirceu, assumiu a chefia da Casa Civil.

Em abril de 2007, Dilma já era apontada como candidata à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. Foi apontada pela imprensa internacional como a mais provável sucessora de Lula, quando o próprio presidente desconversava sobre a indicação dela como candidata do PT à sua sucessão. No começo deste ano, Dilma já era tratada como candidata, mas só foi confirmada em 13 de junho na Convenção Nacional do partido, em Brasília.

Considerada uma pessoa dura em suas decisões, ganhou pontos com Lula. O presidente dizia que seu temperamento mais ajudava do que atrapalhava. Dilma, como chefe da Casa Civil, dizia que “difícil não era meu temperamento, mas sim minha função. Tenho que resolver problemas e conflitos. Não tenho descanso. Não sou criticada por ser dura, mas sim por ser mulher”.

Dilma está solteira. Foi casada duas vezes. Tem uma filha e um neto. O primeiro casamento foi com o jornalista  Cláudio Magalhães Linhares, com quem terminou ainda durante a cladestinidade. O divórcio só aconteceu em 1981. Na década de 70, veio para o Rio Grande do Sul acompanhar seu segundo marido, o ex-guerrilheiro e ex-deputado estadual Carlos Araújo. Enquanto ele cumpria sua pena em Porto Alegre, ela dava aulas para presidiários para poder visitar o marido. Em 1994, se separaram e, em 96, voltaram a viver juntos até o ano de 2000, quando se separaram definitivamente.

No ano passado, Dilma teve diagnosticado um câncer linfático. Depois de tratamento com quimioterapia, foi considerada curada por uma junta médica do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora