Noticias|Últimas Notícias>Política
|
21 de setembro de 2010
|
23:12

Faltam 11 dias! Inovações na reta final de campanha no RS

Por
Sul 21
[email protected]

Bruno Alencastro/Sul21
Foto: Bruno Alencastro/Sul21

Rachel Duarte

Em exatos 13 dias, os eleitores definirão nas urnas o futuro do Brasil e de seus 27 estados. Os partidos entram numa nova fase de campanha, tratando de conquistar mais votos. Nos tribunais eleitorais, o trabalho também entra em ritmo acelerado.

O coordenador da campanha da Unidade Popular pelo Rio Grande, do petista Tarso Genro, anunciou que a campanha teria um novo e especial ritmo a partir desta terça-feira, 21.O anunciado por Carlos Pestana começou por Porto Alegre e Região Metropolitana. Os partidos da coligação colocaram a militância na rua, com uma grande novidade: em 25 pontos movimentados da capital gaúcha, eram exibidas cinco placas individuais, chamadas de móbiles, que formavam frases de sustentação do programa de governo do petista.

Tarso Genro participou da estreia dos móbiles, ao meio dia, na Avenida Osvaldo Aranha, em frente ao Hospital Pronto Socorro. O ato se repetirá nos próximos dias, pela manhã e pela tarde. A ideia surgiu – e foi acatada pela organização da campanha – no encontro realizado domingo, com a participação de dezenas de apoiadores de Tarso.

Na noite desta terça-feira, na Igreja Pompeia, em Porto Alegre, se realizou uma grande plenária.  Tarso Genro afirmou que o PT reconquistou a aprovação dos gaúchos e que a campanha sente que ainda há problemas na Região Metropolitana, onde é preciso intensificar a mobilização. O candidato também anunicou os resultados de uma pesquisa de intenção de voto, encomendada pelo partido. Os resultados – disse ele – dão 48% dos votos à candidatura petista, 23% ao candidato do PMDB, José Fogaça, e 17% à candidata tucana, Yeda Crusius. De acordo com a pesquisa, Tarso Genro teria, se as eleições fossem hoje, 53% dos votos válidos e seria eleito já no primeiro turno.

Amanhã, 22, será realizada pangletagem na estação Mercado, da Trensurb. A mobilização iniciada quando faltavam 13 dias para a eleição – número do candidato petista – seguirá até o dia 3 de outubro, com a finalidade de obter a vitória em primeiro turno.

As atividades aconteceram simultaneamente em diversas cidades. Na Região Metropolitana, a mobilização também foi intensificada. Apesar de não ser da base aliada de Tarso, o prefeito de Taquara, Décio Hugentobler (PDT), garantiu atividades em prol do principal adversário do candidato da sua coligação em seis municípios do Vale do Paranhana. “São 250 mil habitantes e as atividades ocorrem ao meio dia e à noite. O corpo a corpo está forte e vamos vencer esta eleição”, vibrou em conversa com o Sul21. Perguntado sobre algum constrangimento em razão da sua dissidência, ele salientou que não tem o menor problema e está declarando seu apoio por consciência do erro dos trabalhistas. “Esta coligação com o PMDB foi uma grande mancada política. Eu não estou trabalhando pelo Tarso por interesse particular, como fez a cúpula do meu partido ao se coligar com o PMDB”, afirmou.

Em Cachoerinha, a assessoria do prefeito Vicente Pires (PSB) disse que o feriado atrapalhou a mobilização, mas garantiu que as atividades iniciam nesta quarta-feira, 22. No mesmo dia, em Canoas, um almoço com as lideranças municipais, no restaurante Passoquinha, marcará a reta final da campanha na cidade.

Já em São Leopoldo, onde o prefeito Ary Vanazzi, também articula a mobilização pela candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República, a mobilização começou nas portas das fábricas nesta terça. “Apesar da chuva, nós conseguimos começar o cronograma hoje. Diariamente, ao meio dia, vamos panfletear e distribuir adesivos nas sinaleiras. Aos finais de tarde, vamos fazer caminhadas, que se intensificarão nos bairros nos finais de semana”, explicou Vanazzi.

Confiante

Na avaliação do candidato Taro Genro (PT), a campanha está tendo uma aceitação significativa, o que estimula a coligação. “Nossa visão é otimista. Nossa mensagem está sendo bem recebida e isso se deve a nossa representatividade do modelo do presidente Lula”, acredita Tarso. O ex-ministro de Lula está confiante na vitória e não teme a histórica sombra do antipetismo, que costuma mudar o quadro da eleição no Rio Grande do Sul no dia da votação. “Isto já reduziu em razão do prestígio que o presidente Lula tem aqui”, disse.

Caso se confirme a vitória no primeiro turno, como indicam as últimas pesquisas eleitorais, Tarso disse que a comemoração será com trabalho. “Vamos definir a construção do secretariado imediatamente”, afirmou.

Na próxima quinta-feira (23), está previsto o Ato pelo Pacto Republicano, às 15h, no Hotel Everest, em Porto Alegre. Na sexta-feira (24), todas as atividades e movimentos convergem para o grande comício da Vitória, no Largo Glênio Peres, com as presenças confirmadas do presidente Lula e da candidata à Presidência, Dilma Rousseff. A estimativa é reunir 30 mil pessoas. Os dias que seguem, até o dia 3 de outubro, terão caminhadas por feiras e principais avenidas de Porto Alegre e cidades do interior.

Mobilização pró-Fogaça

O dia do ex-prefeito José Fogaça (PMDB), candidato ao governo do Estado pela coligação Juntos pelo Rio Grande foi dentro do comitê, ao contrário do seu adversário petista, que  agitou bandeiras e móbiles pelas ruas da Capital. Fogaça passou a manhã reunido com o núcleo da sua campanha.

“Foi uma reunião muito boa”, comentou o coordenador da campanha de José Fogaça (PMDB) ao Piratini, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB), sobre o encontro de lideranças do PMDB e PDT, ocorrido pela manhã. Entre outros, estiveram presentes no encontro o senador Pedro Simon (PMDB) e o secretário-geral do partido no RS, Eliseu Padilha. O encontro serviu para avaliar os rumos da campanha de Fogaça, em especial depois de deflagrada uma grande corrida para mobilizar prefeituras por todo o estado, na semana passada. A entrada de prefeitos e vices na campanha é vista pela coligação como fundamental para a virada nesta reta final de campanha.

“Já temos 30 prefeitos licenciados desde que a mobilização começou”, comemora Mendes. Ainda há alguma preocupação no comitê de campanha com a participação de alguns prefeitos, que não estariam se envolvendo com a intensidade necessária. O trabalho de mobilização dessas lideranças tem sido intenso, com um “call center” que mantém contato permanente com as prefeituras, dando especial atenção às microrregiões consideradas mais problemáticas. O plano inclui também a intensificação de carreatas e bandeiraços, promovendo uma grande “arrancada para a vitória”, nas palavras de Mendes Ribeiro.

Depois de toda a preocupação com a falta de sintonia entre os dois principais partidos da coligação Juntos Pelo Rio Grande, a coordenação de campanha procura deixar claro que as dificuldades são parte do passado. “Como esperávamos, a atuação de PMDB e PDT está funcionando muito bem nessa reta final”, anima-se Mendes Ribeiro Filho.

Entre as atividades previstas para os últimos dez dias de campanha, está uma grande caminhada em Porto Alegre, na semana que vem, logo antes do debate dos candidatos a governador que será exibido pela RBS no dia 28. Cidades como Passo Fundo, Caxias do Sul e Erechim também serão alvo de atividades nesses momentos finais de campanha. “As pesquisas não nos preocupam. São especulações, variações sobre o mesmo tema. O que importa é que estaremos no segundo turno, e aí poderemos mostrar que Fogaça é a melhor opção para o Rio Grande”, conclui.

Gente treinada

A inovação da campanha da candidata Yeda Crusius (PSDB) foi um novo jeito de pedir voto, segundo o coordenador da candidatura da governadora e presidente do PSDB estadual Cláudio Diaz. Desde o último sábado (18), a campanha ganhou o reforço de “gente treinada, altamente qualificada” para intensificar o corpo a corpo nos últimos dias antes das eleições. São cerca de mil militantes em todo o estado, 200 só em Porto Alegre. “Estamos percebendo profundas mudanças”, afirma o deputado federal, garantindo resultado positivo com a estratégia.

O tucano afirma ainda que o procedimento normal é intensificar as demais atividades nesses últimos duas antes do pleito, mas repete o que tem repetido há bastante tempo: “A estratégia é a mesma. Tudo dentro da normalidade”.

Dúvidas

Em clima de reta final também está o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Até a véspera da eleição, 2 de outubro, o TRE-RS disponibiliza atendentes para esclarecer dúvidas sobre o pleito deste ano. O cidadão poderá obter informações sobre locais de votação, uso da urna eletrônica, condutas vedadas no dia da eleição, atribuições dos mesários, proibição da “boca-de-urna”, entre outros temas.

Segundo o coordenador do Disque-Eleições, Luiz Eugênio Miola, “antes da eleição, as dúvidas, em geral, são relativas aos procedimentos para a justificativa do voto. Na véspera e no dia do pleito, os eleitores buscam informações sobre os locais de votação”. Este ano, o trabalho ficará a cargo da empresa Alô Serviços Empresarias, contratada pelo TRE. Os número de atendentes aumentará progressivamente, podendo chegar a 50 conforme a aproximação do pleito.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora